quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TEATRO


                                           COMO É BOM SER CRIANÇA


Comoé Bom ser Criança







Como é bom ser criança; Ter amigo é nunca estar só; Com Jesus não temo nada; Jesus ama todos nós; Pra quê ir à igreja? e Oração e agradecimento à Deus
Com estes quadros mais as músicas que fazem parte dos mesmos, há um envolvimento das crianças na cena da homenagem, e participação na benção final.
Programa para o dia das crianças.


Personagens
APRESENTADOR(A)
ROSINHA
GUTO
ROMÁRIO
DUDA
J.P
LIPE
BRUXA
MARINA
 
 
1º ATO Apresentação
 
(entrada do apresentador pela porta da frente).
 
MÚSICA infantil
 
APRESENTADOR(A):
 Boa noite pessoal! Como é bom ser criança não mesmo?! Correr, pular, brincar, comer doce sem querer saber de engordar! Pois é, quem já foi criança vamos relembrar? E quem ainda é criança vamos gargalhar? Vamos? Pra começar vamos todos contar 1, 2, 3 e já! (conta junto com o público e sai pela porta do fundo)
(assim que disser já o grupo de dança entra pela porta da frente, saída pela porta da frente)
 
MÚSICA: Pula, pula (Aline Barros)
 
                   Na, na... Hoje é dia de brincar,
Pular, dançar e cantar
Vai ter festa no parquinho
Com pipoca e guaraná
Pode aparecer, a festa já vai começar
Vem brincar de pula-pula
Com a nossa turma
Pula, pula, pula... Vem pra nossa turma.
Pula, pula, pula... Com Jesus é mais legal!
Pula, pula, pula... Vem brincar de pula.
Pula, pula, pula... Vem pra nossa turma.
Na, na, na, na, na... He, hei
De cabeça para baixo na montanha-russa,
Dá um frio na barriga,
Curto a cada instante
Gira-gira sem parar,
Com Deus, eu sou gigante,
Vem brincar de pula-pula
Com a nossa turma.
2º ATO Ter amigo é nunca estar só
 
MÚSICA triste
 
(Guto entra cabisbaixo. porta do fundo)

GUTO: boa noite gente, eu sou o Guto, quer dizer Gustavo, mas meus amigos me chamam de Guto. Meus amigos? Acho que não tenho mais amigos, é que me mudei faz pouco tempo e não conheço ninguém por aqui. 

(entra Romário chutando uma bola de futebol pela porta da frente).

ROMÁRIO: E ele vai, dribla o primeiro, depois passa pelo segundo... E é gol! Gol! Gooooooollllll do Romário!

(a bola bate em Guto)

GUTO: Ei, você não ta me vendo aqui não?

ROMÁRIO: Desculpe amigo, é que estava distraído com meu jogo, você me desculpa?

GUTO: Tudo bem, nem doeu mesmo.

ROMÁRIO: Você quer vim brincar comigo? Meu nome é Romário.

GUTO: (feliz) Quero sim! O meu é Guto! Quer ser meu amigo? 

(pergunta estendendo a mão pra Romário)

ROMÁRIO: (apertando a mão de Guto) Claro que sim!

(entram conversando pela porta da frente Rosinha, Duda, Lipe e J.P)

ROMÁRIO: (apontando pra eles) Olhe ali vêm meus amigos! Ei pessoal venham aqui, quero que conheçam meu novo amigo, ele é o Guto!

(Rosinha se intromete pegando na mão de Guto para cumprimentá-lo)

ROSINHA: Oi Guto, seja bem vindo eu sou a Maria Rosa, muito prazer.

J.P.: Deixa de ser enxerida Rosinha, se assuste não Guto, ela é assim mesmo, eu sou o João Pedro, mas pode me chamar de...

Todos (gritam alto exceto Guto)- J.P!!!

DUDA: (fala meiga) Oi amiguinho, sou a Duda, prazer em te conhecer!

LIPE: Sou Felipe, Lipe para os mais amigos!

ROSINHA: Guto, você parece ser um menino bem legal, se você quiser pode fazer parte da nossa turma.

LIPE: É mesmo, podemos nos divertir muito juntos, junte-se a nós! Afinal, um amigo nunca é demais.

GUTO: (feliz) Claro que quero. Já me sentindo melhor depois que vocês chegaram! Agora não me sinto mais sozinho!

DUDA: Pois é Guto, quem tem um amigo, nunca está só! Mesmo de longe podemos contar com um amigo de verdade!

J.P.: Venham vamos brincar quem chegar por último é a mulher do padre!

(saem correndo pela porta da frente)
(grupo de dança entra pela porta do fundo e saem pela porta do fundo)
 
MÚSICA: A-M-I-G-O (CD Diante do Trono infantil)
 Um amigo é sempre querido
Ele tem o seu lugar
A vida sem um amigo
Seria tão difícil
Nem dá pra imaginar
A-M-I-G-O
A-M-I-G-O
Amigo, amigo
A-M-I-G-O
Um amigo é aquele que tem prazer em ajudar
Atencioso e alegre, ele vem querendo abençoar
Um amigo é aquele que diz a verdade para mim
Mesmo que eu não goste de ouvir
Ele me ama e quer me corrigir
Um amigo é sempre querido
Ele tem o seu lugar
A vida sem um amigo
Seria tão difícil
Nem dá pra imaginar

A-M-I-G-O
A-M-I-G-O
Amigo, amigo
A-M-I-G-O
Um amigo é aquele que sabe perdoar
Ele quer fazer as pazes e continuar a brincar
Um amigo é aquele que escuta o que eu tenhu pra falar
Ele tem muita paciência quando eu preciso desabafar
Um amigo é sempre querido
Ele tem o seu lugar
A vida sem um amigo
Seria tão difícil
Nem dá pra imaginar
A-M-I-G-O
A-M-I-G-O
Amigo, amigo
A-M-I-G-O
A-M-I-G-O
A-M-I-G-O
Amigo, amigo
A-M-I-G-O
 
3º ATO Com Jesus não temo nada
 
(entram correndo pela porta da frente e caem no chão de cansados)

DUDA: (respirando bem alto) Cansei de correr, vamos brincar de outra coisa?
(todos sentam)

GUTO: Vamos sim, mas vamos brincar de quê?

LIPE: Por favor, nada de correr de novo, já estou cansadão!

ROSINHA: Já sei, tive uma ideia! Vamos brincar de contar histórias?

ROMÁRIO: Boa ideia Rosinha, mas quem vai começar?

J.P.: Eu começo, eu começo?

(levanta a iluminação do palco muda, como se tudo escurecesse e aparentasse ser um sonho)

J.P.: Era uma vez uma bruxa bem má que adorava fazer sopa de criancinhas!

(a bruxa entra pela porta da frente gargalhando bem alto)

BRUXA: Nossa quanta criancinha, hum chega me deu uma fome (barulho de trovão) Ouviram? Minhas tripas roncam alto, preciso me alimentar, mas quero uma criança bem gordinha pro meu caldo engrossar!

(a bruxa vai e pega uma criança já combinada na plateia e leva a criança pra panela)
(os atores demonstram muito medo tremendo as pernas)

Hahaha!!!!!! Deixe eu pôr um pouquinho de sal, adoro crianças bem temperadinhas (lambe a criança) Hum, hum, está bem gostosinha, mas ainda falta alguma coisa! (para pra pensar) Ah, já sei! Falta uma pitadinha de tristeza, ninguém merece comer criancinha feliz, não é verdade? Hahaha (continua mexendo) Mexer, mexer e quando tiver no ponto vou devorá-la com batata frita! Hahaha

DUDA: Ai meu Deus ela vai comer aquela criancinha, coitadinha dela, eu não quero nem ver (tapa os olhos)

ROMÁRIO: Gente! Precisamos fazer alguma coisa para salvá-la!

GUTO: É vamos acabar com essa bruxa malvada!

ROSINHA: Eu não chego perto dessa bruxa de jeito nenhum, vai que ela me come também!

J.P.: Calma gente, ela só existe na nossa imaginação! É só mandar ela ir embora que ela desaparece!

LIPE: É verdade, a minha avó me falou que quando eu tiver com medo é só orar que o medo vai embora!

DUDA: Então vamos orar juntos?! 

(convida a plateia)
(Duda fala e os outros repetem)

DUDA: Jesus manda embora todo medo! Protege-nos do mal! Amém!

BRUXA: (desesperada) Não, socorro! Assim não tem medo que não vá embora!
Vou ter que ir, fui! 

(sai gritando pela porta da frente)
(a turminha sai festejando pela porta do fundo)
(entra o grupo de dança pela porta da frente)
 
MÚSICA: Soldado do Rei (Diante do Trono)
 De noite ou de dia, aqui ou ali
Ao meu lado está o anjo do Senhor
Eu sou corajoso, soldado do Rei
Vou marchando como vencedor
1, 2, 3, 4 - marcha, soldado!
Não tenho medo do escuro
Não tenho medo de trovão
Em minha vida estou seguro
Jesus está em meu coração
Se alguma coisa me atormenta
Eu digo: "Sai, em nome de Jesus!"
O mal pra mim não faz careta
Sou um soldado da luz
Sou vencedor em Jesus
1, 2, 3, 4 - marcha, soldado!
 
4º ATO Jesus ama todos nós
 
MÚSICA de diversão

(apresentados entra cantarolando 1, 2, 3, 4 marcha soldado)
 
APRESENTADOR(A): 
Pois é pessoal, com Jesus não temos que ter medo do mal! Vocês sabiam que o amor de Jesus é muito grande por nós?! Tão grande que morreu para nos salvar! Isso mesmo! Gente Jesus me ama, preciso contar isso pra todo mundo! (sai gritando) Jesus me ama, Jesus me ama!

(a turma entra e ouve, senta no chão e começa a brincar de passar a bola, quando a bola chega a Rosinha ela não segura, pois se encontra distraída)

ROMÁRIO: Rosinha segura à bola, ta dormindo é?

(Rosinha continua distraída)

LIPE: (grita bem alto) Rosinha! Acorde! Gente será que ela ta doente!

(todos gritam por ela e Rosinha pisca assustada)

ROSINHA: Ai Lipe que susto, precisava gritar?!

LIPE: Faz um tempão que agente te chama, tava viajando era?

ROMÁRIO: é verdade Rosinha, se não quiser mais brincar avise!

DUDA: é Rosinha, se você não estiver se sentindo bem é só falar.

ROSINHA: Desculpe não ouvir porque tava com o pensamento longe.

GUTO: Longe? Tava com a cabeça nas nuvens?

ROSINHA: Não gente, estou bem! Só estava pensando: Será que Deus nos ama mesmo como as pessoas dizem?

J.P.: Claro que ama Rosinha! A bíblia diz que Deus nos ama de tal maneira que envio seu filho Jesus para morrer por nós! Quer prova de amor maior que essa?

DUDA: Isso mesmo, Jesus sofreu numa cruz e morreu por amor a todos nós!

LIPE: É, mas ressuscitou também por amor!

ROSINHA: Que lindo então Jesus me ama também vou contar isso pra toda minha família! Tchau! 

(Sai correndo pela porta do fundo)

GUTO: Espera Rosinha nós vamos com você!

(todos correm atrás de Rosinha)
(o grupo de dança entra pela porta da frente e sai pela porta do fundo)
 
MÚSICA: Vamos salgar (DT)
 Somos o sal da Terra
Vamos salgar
Trazer alegria e sabor a vida
Por a gente passar
O sal é bom
Pode até curar
E muitas feridas sarar
Você e eu podemos levar
Ao coração ferido
O amor de Cristo
Que tudo vai restaurar
Somos o sal da Terra
Vamos salgar
Trazer alegria
E sabor a vida
Por a gente passar
O sal é bom pra purificar
E pra lhe conservar
Você e eu podemos levar
Ao mundo tão perdido
O perdão de Cristo
Que tudo vai mudar
Somos o sal da Terra
Vamos salgar
Trazer alegria e sabor a vida
Por onde a gente passar
"E ai crianças,como podemos salgar?"
Com um sorriso
Com uma oração
Com um abraço
Com uma canção
Se vindo as pessoas
Pois o amor de Jesus
Está em meu coração
Somos o sal da Terra
Vamos salgar
Trazer alegria e sabor a vida
Por onde a gente passar
Por onde a gente passar
Por onde a gente passar
Vamos salgar!
 
5º ATO Pra quê ir à igreja?
 
(Duda e Romário entram correndo pela porta da frente e formam a casinha da brincadeira bom barqueiro. A turminha passa por dentro cantando. Duda e Romário prendem Marina na casinha)
 
ROMÁRIO: Quer maçã ou uva? (olha assustado para Marina)
Romário e DUDA: Quem é você? (todos os outros correm curiosos até Marina)

MARINA: Desculpe! Eu na estou brincando, é que eu ia passando ouvi a música e resolvi vim ver quem era que estava cantando.

LIPE: E quem é você dona curiosa?!

ROMÁRIO: É! Quem é você hein? Você tem nome?

DUDA: Calma pessoal deixe a menina falar!

MARINA: Obrigada eu sou a Marina

J.P.: Olá Marina seja bem vinda! Quer brincar conosco?

MARINA: Não, obrigada, mas não posso! Estou atrasada pra igreja!

ROSINHA: Igreja? Mas pra quê ir à igreja agora?

LIPE: É verdade, é melhor ficar aqui na rua brincando

MARINA: Vou á igreja para adorar ao Senhor. Lá é muito bom, agente canta, ora e ouve historinhas de Jesus!

GUTO: É eu também já fui, é muito bom mesmo!

ROMÁRIO: Mas quem vai à igreja é gente velha!

J.P.: Deixe de ser bobo que não tem idade para adorar a Deus!

MARINA: A igreja é a casa de Deus, precisamos sempre visitá-lo! Vocês podiam ir comigo qualquer dia, é logo ali, venham comigo eu posso mostrar! 

(todos seguem Marina pela porta do fundo, Duda volta rapidinho)

DUDA: Deus disse: a minha casa será chamada casa de oração

(depois sai correndo)
(entra o grupo de dança pela porta do fundo e saem pela mesma porta)
 
MÚSICA: Eu e  minha casa (DT)
 Quero consagrar meu lar a Ti
O nosso futuro para Te servir
Com toda minha força e entendimento
Quero dedicar o meu lar a Ti
Eu e minha casa serviremos a Deus
Com alegria
Será abençoada minha descendência
Frutificara à Sua presença
Com um bom perfume meus filhos irão
Perfumar todas as nações
 
6º ATO Oração e agradecimento à Deus
 
APRESENTADOR(A): 

Então amiguinhos, gostaram da turminha? Jesus abraçou as criancinhas e hoje ele também te abraça! (convida o elenco) Venha, venha pessoal? Vamos orar para agradecer a Deus por seu grande amor! (O elenco entra) Vamos juntar as mãozinhas, fechar os olhinhos e falar com papai do céu! Eu falo e vocês repetem! Papai do céu, obrigada pelo seu grande amor! Cuida Senhor de todas as crianças do mundo, pois elas são o futuro da nação! Amém 

(todos cantam e dançam)

MÚSICA: pARA ADORAR AD sENHOR

É tão bom saber que foi Deus quem me criou
Ele me fez para o seu louvor
E tudo o que existe em mim
Eu consagrarei ao Senhor
Adorarei ao Senhor!
Eu pulo bem alto, uso minhas mãos e pés
Para adorar ao Senhor, para adorar ao Senhor
Eu grito bem alto, com minha voz eu vou cantar
Para adorar ao Senhor, para adorar ao Senhor
Todas as partes do meu corpo, eu sei,
Foram preparadas por suas mãos
Na barriga da minha mãe
Foi Deus quem me formou
Adorarei ao Senhor!
(Com todo o meu ser adorarei ao Senhor)
Pés, mãos, cabeça e ombros
Joelhos, olhos, boca e orelhas
Nariz, língua, barriga e coxas
Costas, pescoço, peito e bumbum
Umbigo, testa e cotovelos
Cabelo, unhas, todos os dedos
Calcanhar, braços e tornozelos
Sobrancelhas, queixo e bochechas
E tudo dentro de mim existe
Para adorar ao Senhor
(Olha, pessoal, se a gente esqueceu de falar alguma parte do nosso corpo, não tem problema, não! O importante é lembrar que tudo em nós existe pra quê? Para adorar ao Senhor!)


Ser Criança...


Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
Sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa.
Cheio de pipocas
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber por que.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
Basta apenas olharmos para uma criança .


Leia mais: Ser Criança http://mensagensepoemas.uol.com.br/infantil/dia-das-criancas/ser-crianca-3.html#ixzz1agDiDPTy




receita de pipoca


               
                                  RECEITA DE PIPOCA COLORIDA


Ingrediente:


  • • 5 xícaras (chá) de pipoca já estourada
  • • 6 colheres (café) de corante alimentício na cor de sua preferência ou utilizar suco em pó de vários sabores,não precisa colocar açúcar.
  • • 1½ xícara (chá) de água
  • • 3 xícaras (chá) de açúcar



Preparo:

Numa panela coloque o açúcar, a água e deixe atingir o ponto de fio mole (aproximadamente 20 minutos), coloque o corante. Depois coloque sobre as pipocas, mexendo bem para espalhar bem a calda.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

RUA DE LAZER 
 RESGATANDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS ” 
PROPOSTA PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2011 


OBJETIVO
Desejamos com esta proposta diferenciada para o Dia das Crianças proporcionar um momento de comunhão entre as crianças da igreja com crianças de outras igrejas ou não crentes, através da confecção dos brinquedos e utilização dos mesmo, e ainda aproveitar este momento para evangelização de crianças não crentes através de contação de histórias. 


JUSTIFICATIVA
Se você pedir a uma criança para que liste seus brinquedos e brincadeiras favoritas pode ter certeza de que a maior parte, senão todos eles, serão eletrônicos. A mídia, que também é presença constante na vida de quase todas as famílias, contribui bastante para que esta porcentagem torne-se cada vez mais alta.
Tudo já vem pronto, geralmente é só apertar botões e o brinquedo brinca sozinho, isso impede que as crianças usem sua imaginação e criatividade, o que os torna adultos despreparados para enfrentar situações do dia a dia que exigem uma postura um tanto criativa para resolução de conflitos e os torna também totalmente dependentes de tecnologia e cada vez menos interativos.
O “viver em sociedade” praticamente inexiste na atualidade: uma boa conversa à mesa foi substituída por um “levar a comida à boca” mecanicamente diante de uma televisão, o brincar de faz de conta foi substituído pela “realidade da violência nos jogos eletrônicos”, ajudar o próximo foi substituído por “conseguir sozinho através de informações obtidas na internet”, etc.
É pensando nesta triste realidade da infância que propomos uma rua de lazer com brinquedos e brincadeiras antigas que exigem criatividade e interação por parte de crianças e adultos, interação esta que nos proporciona ainda a possibilidade de evangelização das crianças presentes.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Fazem parte desta proposta as seguintes etapas:
1ª Etapa: Definição da data e local com o Pastor. 

2ª Etapa: Solicitação de fechamento de rua para o órgão competente no município.
3ª Etapa: Divulgação do Projeto “Rua de Lazer: Restaurando Brincadeiras Antigas”.
4ª Etapa: Organização e preparação da equipe.
5ª Etapa: Arrecadação dos materiais e lanches.
6ª Etapa: Programação das atividades.
7ª Etapa: Realização da “Rua de Lazer: Resgatando brinquedos e brincadeiras antigas”.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Após definir a data e local com o pastor, deve-se solicitar ao órgão competente do município o fechamento da rua onde será realizado o evento. Se possível solicitar acompanhamento de policiais e ambulâncias.
Para divulgação pode-se usar som de rua, panfletos e faixas espalhadas pelo bairro, convites para ser entregue às crianças, e ainda o mural do igreja.
É necessário ter uma equipe bem preparada. Os jovens da igreja estão sempre prontos a ajudar e vão se divertir muito também. As senhoras da igreja costumam ajudar com os lanches.
É bom separar equipes:
- Equipe de oração (para que tudo corra bem e muitas crianças sejam alcançadas com o evangelho).
- Equipe de organização (para conseguir o local, pedir liberação da rua, conseguir barracas ou mesas, enfim, esta equipe vai decorar e organizar o local do princípio ao fim deste projeto).
- Equipe de recepção (esta equipe tem que ser grande, vai receber as crianças e conduzi-las durante as atividades).
- Equipe para cada brinquedo (cada equipe ficará responsável por comprar/arrecadar os materiais necessários, auxiliar as crianças na confecção e brincadeiras).
- Equipe de contação de história (pode ser fantoche, teatro ou simples contação - tem que ser um contador bem experiente, não esquecer da importância espiritual deste momento, certamente crianças serão salvas!).
- Equipe do lanche (ficará responsável por comprar/arrecadar, fazer, se for o caso e servir o lanche).
A rua deve ser organizada de forma que os brinquedos fiquem separados em barracas ou mesas. Quando as crianças forem recepcionadas na entrada da rua, deverão ser separadas em grupos para que aproveitem todos os brinquedos e para que não haja tumulto em uma mesa ou barraca.

Seguem sugestões de brinquedos e brincadeiras:
- PÉ DE LATA- COMO FAZER - Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metro pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com outra lata. 
- COMO BRINCAR - As crianças sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos.

- BAMBOLÊ 

- COMO FAZER - Corte 1,5 metro de mangueira de gás ou de jardim . Una as pontas com fita crepe, formando um aro. Para os menores, que ainda não conseguem girar o bambolê em torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros de conduíte. Você pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas dentro dele antes de fechar. Na hora em que os pequenos estiverem rodando o brinquedo, vão escutar um agradável som. 
- COMO BRINCAR - A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Para que todos brinquem juntos, organize uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.

- BILBOQUÊ 

- COMO FAZER - para construir um bilboquê você vai precisar de: 1 garrafa pet descartável, fita adesiva colorida (ou transparente), barbante, 1 folha de jornal ou revista, tesoura, adesivos ou recortes para enfeitar. Amasse a folha de jornal ou revista, fazendo uma bolinha. Em seguida, a envolva com a fita adesiva. Se prefeirir, passe a fita colorida por cima para decorar e ainda usando a fita, prenda o pedaço de barbante á bolinha. Corte a garrafa descartável na altura do gargalo, formando uma tacinha. Abra a tampa e prenda a outra ponta do barbante na garrafa. Decorar o bilboquê e se divertir.
- COMO BRINCAR - O Bilboquê é um misto de jogo e brinquedo, que consiste em duas peças: uma bola com um furo e um pequeno bastão, presos um ao outro por um cordão. O jogador deve lançar a bola para o alto e tentar encaixá-la na parte mais fina do bastão. No caso do brinquedo feito com garrafa descartável, o jogador deve tentar colocar a bolinha dentro da garrafa. 


- CINCO MARIAS
- COMO FAZER - Costure cinco saquinhos simples de pano recheados de arroz ou areia, ate-os bem para que nada saia durante o jogo. 
- COMO BRINCAR - Determine a ordem dos participantes. O primeiro joga os cinco saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão. Na primeira fase, ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de pegá-lo de volta, recolhe com a mesma mão um outro que está no chão. Em seguida, joga um dos que estão em sua mão para cima e pega um terceiro, segurando todos juntos na mesma mão. Se o saquinho que está no ar cair, a criança dá a vez para outra. O participante passa para a próxima fase se conseguir segurar todos os saquinhos. Na segunda fase, os saquinhos que estão no chão são pegos de dois em dois. O desafio aumenta na terceira fase. Agora, é preciso lançar um saquinho e pegar três. Depois, jogar um que está na mão e pegar o restante. Na quarta fase, a criança forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol. Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro desse gol antes de pegar o que está no ar. A criança tem de fazer quatro gols em quatro tentativas última fase determina os pontos de cada criança. Ela lança os cinco saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo possível com as costas da mão. Quantos ficarem em sua mão será o número de pontos. 

- AMARELINHA
- COMO FAZER - Riscar no chão com giz um desenho que apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval, conforme na figura acima.
- COMO BRINCAR - O jogo consiste em pular sobre o desenho. Tira-se na sortequem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em uma outra versão, mais complexa
, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.

- ELÁSTICO

- COMO FAZER - Separe 2 metros de elástico de roupa e dê um nó. 
- COMO BRINCAR - Duas crianças em pé, frente a frente, colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Um terceiro participante faz uma seqüência de saltos, pulando para dentro, sobre e para fora do elástico.O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade, subindo na altura da canela, batata da perna, joelho, coxa, cintura, peito e pescoço.
Existem várias cantigas e versinhos que as crianças usam nesta brincadeira.


- PULAR CORDA
- COMO FAZER - Basta uma corda de aproximadamente quatro metros 
- COMO BRINCAR - Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha.E vão, pro olho da rua!” (sair fora).Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor. Existem outras cantigas também.

ANEXOS: 

TABELA DE RECURSO HUMANOS, FÍSICOS E MATERIAIS
Descrição: latas de achocolatadoQuantidade: 60
Valor: reciclagem
Responsável: ............
Descrição: Fita adesiva colorida
Quantidade: 08
Valor: R$ 45,60
Responsável: ............
Convites

Esquema da Rua1 - Entrada da Rua
2 - Pé de lata
3 - Bambolê
4 - Bilboquê
5 - Pular corda
6 - Elástico
7 - Cinco Marias
8 - Contação de Histórias
9 - Lanche
10 - Rua fechada (pode ser apenas com cordas)

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Esta proposta é apenas uma sugestão, pode-se mudar ou acrescentar outras brincadeiras.
A tabela de recursos humanos e materiais é só um exemplo, visto que o formato desta postagem não permite uma tabela.
É importante fazer esta tabela no início do planejamento, tudo que é bem planejado e organizado tem chances muito maiores de sucesso. E este trabalho merece ter sucesso, ele beneficiará o reino de Deus entre os pequeninos.
É muito importante a presença do pastor da igreja em pelo menos parte das atividades. As crianças precisam saber que seu pastor é de carne e osso e sabe brincar e rir também e não só pregar sermões.
As brincadeiras de elástico e corda possuem várias canções que podem ser encontradas no you tube.
O modelo de convite pode ser usado para fazer folder de divulgação em tamanho grande.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mês das Crianças - FESTA DA PIPOCA







PREPARATIVOS:Arrumação da sala – As cadeiras deverão ser colocadas na sala em forma de círculo, de modo que fique um grande espaço no centro para as brincadeiras. Na parede principal, colocar um grande cartaz com os seguintes dizeres: “Festa da pipoca – Sejam bem-vindos!” O fundo do cartaz poderá ser vermelho, e as letras poderão ser recobertas com pipocas coladas, use sua criatividade.

Lanche – Antes do inicio da festa, preparar saquinhos de pipoca para o lanche (coloridas, doce, salgada...). Com as pipocas, poderá ser servido refresco. Usar copos de papel.

Material necessário – Milho de pipoca, cartolina vermelha para os convites e o cartaz de boas-vindas, pinceis atômicos, cola, tesoura, folha de cartolina branca, vários lápis, folhas de papel oficio, refresco, copos e saquinhos de papel.

Convites – Poderão ter o formato de pequenos cartões dobrados, confeccionados em cartolina vermelha (ou papel pintado). Ficarão mais atraentes se forem enfeitados com pipocas coladas.


PROGRAMA – Poderá ser observada a seguinte ordem:
1- Identificação dos Convidados
2- Cânticos
3- Brincadeiras
4- Devocional
5- Lanche
6- Encerramento


EXECUÇÃO
1- Identificação dos Convidados – Cada criança deve se colocar de pé e dizer seu nome e sua idade.
2- Cânticos – O ideal é que seja cânticos sobre a natureza. Do livro "Cânticos Para Crianças", destacam-se: O Mundo de Deus - nº 195, Deus Mandou o Sol Brilhar - nº 205, Quem Fez as Lindas Flores? - nº 206, As Árvores Balançam - nº 209. Todos eles poderão ser ilustrados em cartazes, para que as crianças possam ler a letra e cantar. 


3- Brincadeiras – Seguem algumas sugestões:
Desenhando uma pipoca – Cada criança receberá uma folha de papel oficio em branco e um lápis. Dado um sinal, todas começarão a desenhar uma pipoca. Esgotado o tempo de cinco minutos, deverão entregar o seu desenho como estiver. Uma comissão julgará os desenhos e indicará o melhor. O nome do vencedor deverá ser anunciado no final da festa. Como prêmio, o vencedor levará para casa um saquinho de pipoca salgada.
Jogando pipoca – Cinco crianças de cada vez ficarão alinhadas uma ao lado da outra, tendo uma pipoca na mão. Dado um sinal, deverão jogar a pipoca para frente. Quem conseguir jogar a pipoca mais distante será o vencedor do grupo. No final, deverá ser feita uma jogada eliminatória com os vencedores de cada grupo. Desse modo, será escolhido o vencedor da brincadeira, que será aplaudido por todos. Como prêmio, levará para casa um saquinho de pipoca doce.
Enchendo o saquinho de pipoca – Numa folha de cartolina branca, desenhar um saquinho de pipoca vazio. Com os olhos vendados, as crianças tentarão colar uma pipoca no interior do desenho. Quando chegar a vez de cada criança, a dirigente passará um pouco de cola numa pipoca e a entregará a ela. Todas as crianças que conseguirem colar a pipoca no interior do desenho serão aplaudidas. Como prêmio, levarão para casa um saquinho de pipoca colorida.
Corrida de pipoca – Formar duas filas paralelas, cada uma delas com o mesmo número de crianças. A uma distância de três metros do início de cada fila, marcar um ponto de chegada. A frente de cada fila, sobre uma cadeira, colocar as pipocas, tantas quantos forem os componentes da fila. Dado um sinal, os dois darão início à brincadeira. Cada um levará uma pipoca sobre a colher até o ponto de chegada. Em seguida, voltará e entregará a colher ao próximo da fila e passará a torcer por sua equipe. A brincadeira prossegue até que todas as pipocas tenham sido transportadas pelas duas equipes. Será vencedora a equipe que conseguir transportar todas as pipocas em menos tempo. Como prêmio, receberá o lanche primeiro.
À procura de pipocas coloridas – Com antecedência, usando pincel atômico, colorir 10 pipocas: três verdes, três amarelas, três azuis e uma vermelha. Antes do início da festa, esconder as pipocas em diversos pontos da sala. Na hora da brincadeira, formar duplas entre os participantes. Dado um sinal, as duplas sairão á procura das pipocas coloridas. Para cada cor, atribuir um valor diferente: um ponto para a verde, dois pontos para a amarela, três pontos para a azul e 10 pontos para a vermelha. Vencerá a dupla que conseguir fazer o maior número de pontos, de acordo com as pipocas encontradas. O tempo para a brincadeira poderá ser de dez minutos. Como prêmio, cada vencedor receberá um saquinho de pipoca a mais na hora do lanche.


4 – Devocional – Poderá incluir:
Acomodação – Enquanto cantam um cântico os participantes da festa deverão se assentar nas cadeiras arrumadas em circulo.
Leitura Bíblica – Gn 1.29
Meditação – A dirigente da festa poderá ler o texto que segue.
Deus criou a pipoca deliciosa – O cântico que estávamos cantando há pouco refere-se ao mundo de Deus, isto é, o mundo que Deus criou. Vocês prestaram atenção à letra? Diz que este mundo "foi criado pra ti, foi feito pra mim". E foi Deus quem fez todas as coisas para nós. E todas as coisas que Deus fez são boas. Deus criou os passarinhos, que cantam e alegram o mundo em que vivemos. Ele criou as lindas flores, que enfeitam os jardins. Criou as borboletas, que voam felizes de um lado para o outro, dando colorido à nossa vida. Criou as árvores frondosas, que dão sombra ao homem. E, dentre as coisas boas e belas que Deus criou para nós, está também a pipoca. Sim, a pipoca deliciosa, que todos nós gostamos de comer, foi criada por Deus. Ela serve de alimento e promove alegria entre as crianças. Afinal, qual é a criança que não faz uma festa quando recebe um saquinho de pipoca? É verdade! Para a alegria das crianças, Deus criou também a pipoca. Deus ama as crianças e quer fazê-las felizes sempre.
Oração – Uma criança poderá agradecer a Deus todas as coisas boas e belas que ele criou para nossa alegria e bem estar.
Lanche – Servir o lanche.
Encerramento – Anunciar e premiar o vencedor da brincadeira “Desenhando uma pipoca”. Premiar também os outros vencedores das demais brincadeiras.


Pode ser usado também o cântico "crente pipoquinha", do CD "4 Kids" da Cristina Mel


Texto e convite: do livro "Ciranda de Festas", Ed.UFMBB, pg 41-44.