quarta-feira, 12 de outubro de 2011

RUA DE LAZER 
 RESGATANDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS ” 
PROPOSTA PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2011 


OBJETIVO
Desejamos com esta proposta diferenciada para o Dia das Crianças proporcionar um momento de comunhão entre as crianças da igreja com crianças de outras igrejas ou não crentes, através da confecção dos brinquedos e utilização dos mesmo, e ainda aproveitar este momento para evangelização de crianças não crentes através de contação de histórias. 


JUSTIFICATIVA
Se você pedir a uma criança para que liste seus brinquedos e brincadeiras favoritas pode ter certeza de que a maior parte, senão todos eles, serão eletrônicos. A mídia, que também é presença constante na vida de quase todas as famílias, contribui bastante para que esta porcentagem torne-se cada vez mais alta.
Tudo já vem pronto, geralmente é só apertar botões e o brinquedo brinca sozinho, isso impede que as crianças usem sua imaginação e criatividade, o que os torna adultos despreparados para enfrentar situações do dia a dia que exigem uma postura um tanto criativa para resolução de conflitos e os torna também totalmente dependentes de tecnologia e cada vez menos interativos.
O “viver em sociedade” praticamente inexiste na atualidade: uma boa conversa à mesa foi substituída por um “levar a comida à boca” mecanicamente diante de uma televisão, o brincar de faz de conta foi substituído pela “realidade da violência nos jogos eletrônicos”, ajudar o próximo foi substituído por “conseguir sozinho através de informações obtidas na internet”, etc.
É pensando nesta triste realidade da infância que propomos uma rua de lazer com brinquedos e brincadeiras antigas que exigem criatividade e interação por parte de crianças e adultos, interação esta que nos proporciona ainda a possibilidade de evangelização das crianças presentes.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Fazem parte desta proposta as seguintes etapas:
1ª Etapa: Definição da data e local com o Pastor. 

2ª Etapa: Solicitação de fechamento de rua para o órgão competente no município.
3ª Etapa: Divulgação do Projeto “Rua de Lazer: Restaurando Brincadeiras Antigas”.
4ª Etapa: Organização e preparação da equipe.
5ª Etapa: Arrecadação dos materiais e lanches.
6ª Etapa: Programação das atividades.
7ª Etapa: Realização da “Rua de Lazer: Resgatando brinquedos e brincadeiras antigas”.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Após definir a data e local com o pastor, deve-se solicitar ao órgão competente do município o fechamento da rua onde será realizado o evento. Se possível solicitar acompanhamento de policiais e ambulâncias.
Para divulgação pode-se usar som de rua, panfletos e faixas espalhadas pelo bairro, convites para ser entregue às crianças, e ainda o mural do igreja.
É necessário ter uma equipe bem preparada. Os jovens da igreja estão sempre prontos a ajudar e vão se divertir muito também. As senhoras da igreja costumam ajudar com os lanches.
É bom separar equipes:
- Equipe de oração (para que tudo corra bem e muitas crianças sejam alcançadas com o evangelho).
- Equipe de organização (para conseguir o local, pedir liberação da rua, conseguir barracas ou mesas, enfim, esta equipe vai decorar e organizar o local do princípio ao fim deste projeto).
- Equipe de recepção (esta equipe tem que ser grande, vai receber as crianças e conduzi-las durante as atividades).
- Equipe para cada brinquedo (cada equipe ficará responsável por comprar/arrecadar os materiais necessários, auxiliar as crianças na confecção e brincadeiras).
- Equipe de contação de história (pode ser fantoche, teatro ou simples contação - tem que ser um contador bem experiente, não esquecer da importância espiritual deste momento, certamente crianças serão salvas!).
- Equipe do lanche (ficará responsável por comprar/arrecadar, fazer, se for o caso e servir o lanche).
A rua deve ser organizada de forma que os brinquedos fiquem separados em barracas ou mesas. Quando as crianças forem recepcionadas na entrada da rua, deverão ser separadas em grupos para que aproveitem todos os brinquedos e para que não haja tumulto em uma mesa ou barraca.

Seguem sugestões de brinquedos e brincadeiras:
- PÉ DE LATA- COMO FAZER - Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metro pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com outra lata. 
- COMO BRINCAR - As crianças sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos.

- BAMBOLÊ 

- COMO FAZER - Corte 1,5 metro de mangueira de gás ou de jardim . Una as pontas com fita crepe, formando um aro. Para os menores, que ainda não conseguem girar o bambolê em torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros de conduíte. Você pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas dentro dele antes de fechar. Na hora em que os pequenos estiverem rodando o brinquedo, vão escutar um agradável som. 
- COMO BRINCAR - A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Para que todos brinquem juntos, organize uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.

- BILBOQUÊ 

- COMO FAZER - para construir um bilboquê você vai precisar de: 1 garrafa pet descartável, fita adesiva colorida (ou transparente), barbante, 1 folha de jornal ou revista, tesoura, adesivos ou recortes para enfeitar. Amasse a folha de jornal ou revista, fazendo uma bolinha. Em seguida, a envolva com a fita adesiva. Se prefeirir, passe a fita colorida por cima para decorar e ainda usando a fita, prenda o pedaço de barbante á bolinha. Corte a garrafa descartável na altura do gargalo, formando uma tacinha. Abra a tampa e prenda a outra ponta do barbante na garrafa. Decorar o bilboquê e se divertir.
- COMO BRINCAR - O Bilboquê é um misto de jogo e brinquedo, que consiste em duas peças: uma bola com um furo e um pequeno bastão, presos um ao outro por um cordão. O jogador deve lançar a bola para o alto e tentar encaixá-la na parte mais fina do bastão. No caso do brinquedo feito com garrafa descartável, o jogador deve tentar colocar a bolinha dentro da garrafa. 


- CINCO MARIAS
- COMO FAZER - Costure cinco saquinhos simples de pano recheados de arroz ou areia, ate-os bem para que nada saia durante o jogo. 
- COMO BRINCAR - Determine a ordem dos participantes. O primeiro joga os cinco saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão. Na primeira fase, ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de pegá-lo de volta, recolhe com a mesma mão um outro que está no chão. Em seguida, joga um dos que estão em sua mão para cima e pega um terceiro, segurando todos juntos na mesma mão. Se o saquinho que está no ar cair, a criança dá a vez para outra. O participante passa para a próxima fase se conseguir segurar todos os saquinhos. Na segunda fase, os saquinhos que estão no chão são pegos de dois em dois. O desafio aumenta na terceira fase. Agora, é preciso lançar um saquinho e pegar três. Depois, jogar um que está na mão e pegar o restante. Na quarta fase, a criança forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol. Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro desse gol antes de pegar o que está no ar. A criança tem de fazer quatro gols em quatro tentativas última fase determina os pontos de cada criança. Ela lança os cinco saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo possível com as costas da mão. Quantos ficarem em sua mão será o número de pontos. 

- AMARELINHA
- COMO FAZER - Riscar no chão com giz um desenho que apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval, conforme na figura acima.
- COMO BRINCAR - O jogo consiste em pular sobre o desenho. Tira-se na sortequem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em uma outra versão, mais complexa
, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.

- ELÁSTICO

- COMO FAZER - Separe 2 metros de elástico de roupa e dê um nó. 
- COMO BRINCAR - Duas crianças em pé, frente a frente, colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Um terceiro participante faz uma seqüência de saltos, pulando para dentro, sobre e para fora do elástico.O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade, subindo na altura da canela, batata da perna, joelho, coxa, cintura, peito e pescoço.
Existem várias cantigas e versinhos que as crianças usam nesta brincadeira.


- PULAR CORDA
- COMO FAZER - Basta uma corda de aproximadamente quatro metros 
- COMO BRINCAR - Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha.E vão, pro olho da rua!” (sair fora).Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor. Existem outras cantigas também.

ANEXOS: 

TABELA DE RECURSO HUMANOS, FÍSICOS E MATERIAIS
Descrição: latas de achocolatadoQuantidade: 60
Valor: reciclagem
Responsável: ............
Descrição: Fita adesiva colorida
Quantidade: 08
Valor: R$ 45,60
Responsável: ............
Convites

Esquema da Rua1 - Entrada da Rua
2 - Pé de lata
3 - Bambolê
4 - Bilboquê
5 - Pular corda
6 - Elástico
7 - Cinco Marias
8 - Contação de Histórias
9 - Lanche
10 - Rua fechada (pode ser apenas com cordas)

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Esta proposta é apenas uma sugestão, pode-se mudar ou acrescentar outras brincadeiras.
A tabela de recursos humanos e materiais é só um exemplo, visto que o formato desta postagem não permite uma tabela.
É importante fazer esta tabela no início do planejamento, tudo que é bem planejado e organizado tem chances muito maiores de sucesso. E este trabalho merece ter sucesso, ele beneficiará o reino de Deus entre os pequeninos.
É muito importante a presença do pastor da igreja em pelo menos parte das atividades. As crianças precisam saber que seu pastor é de carne e osso e sabe brincar e rir também e não só pregar sermões.
As brincadeiras de elástico e corda possuem várias canções que podem ser encontradas no you tube.
O modelo de convite pode ser usado para fazer folder de divulgação em tamanho grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário